quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Do Grande Sertão de Canudos ao Vale do Rio Itapicuru,... NORDESTINIDADE !!!

Existe uma tecnologia de convivência com as secas, o clima seco é o mais benéfico para a criação de uma economia alicerçada na pecuária. O solo nordestino é rico e viável e explorando-o com sabedoria,evitando a desertificação,mantendo-se a caatinga integra, raleada aqui e acolá para a introdução do buffel,do sisal,da palma forrageira, da algaroba e leucena, permanece o umbuzeiro, o carquejo, o pereiro, o juazeiro e outros.
A riqueza nordestina passa pela caprino-ovinocultura extensiva, da velha cabra e ovelha "pé-duro", resistente, caprichosa, fértil e prolifica!
                                           Luiz do Berro
                           Curiólogo e Mensageiro das Caatingas
 No Grande Sertão de Canudos, na Severo Pecuária, fomos com o Dr. Rafael Sene apresentar a moderna tecnologia da Palma Forrageira, adensada, irrigada e fertilizada. Uma solução nordestina,... A fundação de polos irradiadores de tecnologia e conhecimento.


 Na Fazenda Pedra, no Vale do Rio Itapicuru, outro polo irradiador da tecnologia da Palma Forrageira para alimentação dos rebanhos ovinos e caprinos destinados à produção de um moderno cordeiro e cabrito industrial de corte em breve. O Cordeiro & Cabrito do Itapicuru.


 No desenvolvimento desse trabalho, o pesquisador nada inventa, apenas observa, imagina, descobre, registra e transmite. 
A Civilização Nordestina está registrada nas lentes do pesquisador/retratista, nas esculturas gigantescas, telas e pinturas, literatura, cordéis, poesia, canções e outras artes nordestinas.
 Quem anda numa terra como esta, se encanta, pois as caatingas fazem parte de história da civilização brasileira.
O pesquisador e este trabalho, são apenas um elo entre este mundo encantado e o mundo !!! Este é O ORGULHO NORDESTINO !!!

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

ORGULHO NORDESTINO !!!

   CAATINGAS, PRODÍGIO e ENCANTO NORDESTINO ! 
O caatingueiro tem orgulho do que é... Caatingueiro ! e tem orgulho de sua terra árida, de seu povo e de sua criação. è nessa convivência harmônica e poética com sua origem que reside o Orgulho Nordestino !!!
                                   Luiz do Berro
                Curiólogo e Mensageiro das Caatingas.