E lá se vai Zeca, por sinal Zeca Roceiro, consultar seu oráculos caatingueiros em busca de uma só resposta ,...Cadê a chuva ?,...acompanha-o Seco, seu fiel amigo canino.
Montado em Ventania, o companheiro das lidas diárias, consulta os sinais nos formigueiros, nas colmeias, nos vegetais e nos céus !!!
O Caatingueiro tem orgulho do que é,...CAATINGUEIRO ! e tem orgulho de sua terra árida,de seu povo e de sua criação e sabe que a dor da morte é não acabar com os nordestinos.
" A índole guerreira e indomável do sertanejo mostra um íntimo e intenso esforço para eliminar obstáculos que o impedem de uma vida melhor" Os Sertões ...Euclides da Cunha.
Resignação e Força, será só mais um dia como muitos outros para esse Caatingueiro. Uma vitória a colecionar nessa vida caatingueira, sem águas e sem Justiça.
Só é Caatingueiro quem traz no peito o cheiro e a cor de sua terra, a marca de seus mortos e a certeza de luta de seus vivos.
Probo e devoto de Deus, no seu Santuário, a oração pela proteção das Legiões Celestiais.
Deus que nos defenda da Seca se acabar ! Pois é ai nessa Caatinga seca, que vive também dentro do nordestino, que não é mais selvagem, mantendo com o homem uma convivência harmônica e poética, que reside´O ORGULHO NORDESTINO !
De volta pra casa Zeca Roceiro já sabe,...vai chamar Zé Carroceiro, para com sua burra "Frodite", trazer-lhe água da distante nascente da serra,...e se vai mais uma vitória de Zeca Roceiro, Zé Carroceiro, Ventania ,Frodite e Seco.
" O Sertanejo é, antes de tudo um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral" "...Basta o aparecimento de qualquer incidente exigindo-lhe o desencadear de energias adormecidas. O homem transfigura-se, impertiga-se, estadeando novos relevos, novas linhas na estatura e no gesto, e a cabeça firma-se-lhe, alta, sobre os possantes ombros, aclarada pelo olhar desassombrado e forte, e corrigem-se-lhe, prestes numa descarga nervosa instantânea, todos os efeitos do relaxamento habitual dos órgãos, e da figura vulgar do tabaréu canhestro, reponta inesperadamente, o aspecto dominador de um titã acobreado e potente, num desdobramento surpreendente de força e agilidade extraordinária..."
Os Sertões - Euclides da Cunha.
Luiz do Berro.
Um Cabra do Conselheiro.
Curiólogo e Mensageiro das Caatingas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário