quinta-feira, 5 de abril de 2012

A EPOPEIA NORDESTINA.

É assim que retorno à reflexão de que devemos repensar nossa responsabilidade quanto aos recursos ambientais que já dão claros sinais de cansaço e esgotamento, por culpa do homem mesmo.
Esta é a fossa onde jazem alguns bilhões de reais, é o famigerado canal da transposição do Velho Chico, este trecho está em Sertânia\PE.
Esta ai é outra imagem da sepultura de bilhões de reais do povo brasileiro.
Para que,...?!?!...vamos refletir,...
 O Nordeste conta com 37 bilhões de m3 de águas estocadas em 70 000 açudes,...ou seja...15 vezes a Baia de Guanabara !!!


Do sub-solo nordestino podem ser extraídos 20 bilhões de m3\ano, só é extraído 1 bilhão, ou seja 2 a 3 %, pois as reservas já mapeadas dos aquíferos nordestinos são estimadas em 135 bilhões de m3.


Falta distribuição competente destas águas, via possantes adutoras, antes de ocorrer anualmente os 300 dias de estiagem e insolação permanente, evaporação das águas e consequente salinização das águas restantes !!!
As águas usadas para irrigação nas caatingas nordestinas, são provenientes dos 70 000 açudes já existentes, são águas restantes,da intensa evaporação, águas com alto teor de sais, improprias para irrigação portanto, pois salinizam e esterilizam os solos !!!


A irrigação indiscriminada, sem seguir rígidos critérios técnico\ científicos é portanto contra indicada para o semi-árido nordestino.

É preciso superar o colonialismo das mentes, por meio do conhecimento da realidade nordestina.


A tecnologia milenar da irrigação preconiza que para haver sucesso é necessário terra fértil, molhada com água boa !!!


A aridez é uma característica climática permanente, enquanto a seca é um fenômeno periódico e extremo.  

O manejo errado das caatingas, com o uso de técnicas inadequadas como as queimadas, as destocas, a erradicação da cobertura vegetal nativa e a irrigação incompetente, tornam os solos estéreis, ai vem a desertificação.


A sucessão vegetal nas caatingas leva em média 40 anos, impossível de ser reposta em 1 ou 2 gerações de homens civilizados.


 E se forem erroneamente terras irrigadas, salinizadas,...ai jamais voltarão a se recompor,...são terras-mortas !!!
Nas caatingas naturais, 73% da cobertura vegetal é de plantas xerófilas e\ou caducifólias, 930 espécies únicas no mundo e exclusivas do bioma Caatinga já foram catalogadas, milhares ainda são desconhecidas.


Muitas espécies vegetais são endêmicas, exclusivas do bioma Caatinga, como a carnaúba, umbuzeiro, caroá, faveleira, ananás, macambira, embira, etc...
 Outras tem aplicação como forrageiras como o angico, catingueira, sabiá, faveleira, jurema preta, mororó, jucazeiro, carquejo, umburana, jitirana, cunhã cassutinga, mandacaru, xique-xique, etc... e muitas outras tem uso medicinal, são milhares,...falta conhecimento !!!   
Na região de semi-árido nordestino, a média pluviométrica secular é de 600 bilhões de m3 de chuvas,...6 vezes mais que a descarga anual de Velho Chico na Oceano Atlântico.
O Nordeste com 1.600.000 Km2, equivalente a 18% do território brasileiro, e população de 42 milhões de habitantes, é o semi-árido mais populoso do mundo.
O "Polígono da Seca" , é a região com índice pluviométrico inferior a 800 mm\ano, ocupa 920.481Km2, 62% da área total,...equivalentes a 6 estados do sul e sudeste do Brasil, (RS,PR,SC,SP,ES,RJ) 
São apenas 40 a 60 dias de chuvas por ano no Semi-árido Nordestino, com médias de 600mm\ano,...igual a Paris, Berlim, Moscou, mas lá não existe a intensa evaporação daqui !!!


Os 300 dias restantes do ano, são de sol pleno,3200 horas de sol\ano,...ideais para as cabras e ovelhas sertanejas, que produzem assim as melhores peles do mundo, pelicas de grande resistência e elasticidade.


Evaporam 100m3 de água\dia por cada hectare de espelho d'água no Nordeste. A intensa evaporação é portanto o causador do deficit hídrico do Nordeste e não só as poucas chuvas.
O Semi-árido Nordestino é uma região privilegiada, vivendo porém a degradação das secas, por conta do baixo nível de informações e conhecimento das populações sertanejas, que por sua vez são mantidas assim por autoridades corruptas e traiçoeiras, num crime de lesa-pátria secular !!! 


Não há de onde copiar soluções !!! Somente a vontade politica sustentada na verdade cientifica poderá trazer prosperidade e progresso para o semi-árido nordestino, mantidas ai as caatingas, as estiagens, e as secas, ainda assim o bom manejo e competência, propiciarão uma convivência harmônica e lucrativa com a bio-climatologia catingueira. 
Vivemos um momento tenso e de muita preocupação com a já conhecida desertificação de algumas regiões do Semi-árido Nordestino.
                     LUIZ DO BERRO
                           Curiólogo das Caatingas.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário