sábado, 7 de julho de 2012

Transposição,...Crime de Lesa-Pátria !!!

                É preciso superar o colonialismo das mentes, por meio do conhecimento da realidade nordestina !!!

      Não há de onde copiar soluções !!! Somente a vontade politica, sustentada na verdade cientifica poderá trazer prosperidade e progresso para o semi-árido nordestino.

      O que parece ser um desastre, o efeito seca, é benéfico e salutar para as cabras e ovelhas sertanejas, pois engordam, emprenham, parem suas crias, as criam, dando leite de sobra para o sertanejo.

 Nordeste,...1.600.000 Km2, ou 18% do território brasileiro !!!
Com 42 milhões de habitantes, é o semi-árido mais populoso do mundo !!!
O Polígono das Secas,-(menos de 800mm\ano), equivale a 62% da área total,-920.481 Km2, equivalente a 6 estados do Sul e Sudeste do Brasil,... RS, PR, SC , SP, ES, RJ,...juntos !!!

A média pluviométrica secular é de 600 bilhões de m3 de chuvas, 6 vezes maior que a descarga anual do Rio São Francisco no Oceano Atlântico.
Entretanto evaporam 100m3 de água\dia por cada hectare de espelho d'água no Nordeste. A intensa evaporação é portanto o causador do deficit hídrico do Nordeste, e não só as poucas chuvas !!!

Os 37 bilhões de m3 de águas estocadas em 70.000 açudes, não resolveram até agora os graves problemas das secas nordestinas, por falta de distribuição das águas,...será que a transposição anual de 2,8 bilhões de m3 do Velho Chico, vão resolver ??? 

Quais são os interesses por trás disso ??? Multinacionais ? Potencias Mundiais ? Irrigação para plantar, produzir e exportar bio-combustíveis para movimentar as potencias d'alem mar ?,...Seja lá o que for,...sem a verdade declarada e patriotismo, é sim,...Crime de lesa-pátria !!!

                        Luiz do Berro.
             Curiólogo das Caatingas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário